Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Análise de uma pintura...

Aqui está a análise do quadro, "Cristo entrega a Pedro as chaves do Reino dos Céus", de Perugino.... Bom proveito!


“Cristo entrega a Pedro as chaves do Reino dos Céus”, de Perugino
Pietro di Cristoforo Vanucci, ou Pietro Perugino, ou simplesmente Perugino, foi um grande pintor italiano do Renascimento. Formou-se através do conhecimento das mais importantes obras de Piero della Francesca, pintor e matemático italiano. Nasceu na Úmbria em 1450, foi aprendiz de Benedetto Bonfigli,  Fiorenzo di Lorenzo e de Niccolò da Foligno. Aprendeu a perspectiva com Piero della Francesca e foi um dos primeiros pintores a trabalhar com óleo. Trabalhou num ateliê com Leonardo da Vinci.
“Cristo entrega a Pedro as chaves do Reino dos Céus” é uma das obras de Perugino. Esta pintura encontra-se na capela Sistina, na parede direita a partir do altar, onde, utilizando a técnica a fresco, foi pintada. Foi pintada por volta de 1482.  
O tema desta pintura, nos seus fundamentos, figura exactamente os ensinamentos da interpretação alegórica da parábola do bom-samaritano.        
Esta pintura apresenta uma certa simetria, no edifício que se encontra na parte central da pintura podemos observar uma grande influência da arquitectura renascentista (arcos de volta perfeita, simetria, frontão, linhas horizontais, entre outros). Nesta pintura também podemos visualizar a aplicação de perspectiva, como por exemplo nos dois edifícios que se encontram na parte esquerda e direita da pintura. A valorização do contraste claro/escuro também se encontra nesta pintura, por exemplo, nas roupas das pessoas. A luz parece vir do lado esquerdo da pintura. A utilização do sfumato (cores esbatidas) também se pode observar nesta pintura, atrás dos edifícios apenas se pode ver a imagem de uma paisagem um pouco esbatida e em tons de azul (sfumato) dando a impressão de que está nevoeiro. Esta técnica é utilizada para dar “profundidade” à pintura. Nesta pintura predominam as linhas horizontais, e os tons escuros.



Esta pintura tem um tema religioso, como dá para perceber através do título: “Cristo entrega a Pedro as chaves do Reino dos Céus”. Este quadro representa Jesus Cristo (na pintura: senhor de pé com um traje azul e uma chave na mão) a entregar as chaves do “Reino dos Céus” ao seu apóstolo Pedro (na pintura: senhor com um traje amarelo e azul, ajoelhado perante Cristo). Nesta pintura as personagens estão bastante realistas. As personagens desta pintura apresentam um certo equilíbrio, por exemplo, Cristo está representado a entregar as chaves ao seu apóstolo, estando assim com um braço esticado, o pintor, para dar um certo equilíbrio à personagem colocou a sua perna também esticada. No discípulo Pedro também podemos observar este equilíbrio, assim como noutras personagens. Várias personagens apresentam uma auréola em cima da cabeça.
Como já referi anteriormente esta pintura situa-se numa parede na capela Sistina, tem dimensões de cerca de 335x550 centímetros. O “patrocinador” desta obra foi o Papa Sisto IV. 

Sem comentários:

Enviar um comentário